Expedição Renascer 2023 chega em Chaves (PA)

Mais de vinte voluntários do Brasil e do exterior estão em Chaves (PA) a serviço do Espaço de Paz.

Vinte e dois voluntários da Expedição Renascer 2023 desembarcaram na última sexta-feira (11), no município de Chaves (PA), da Ilha do Marajó para prestarem serviço gratuito à população marajoara no Espaço de Paz.

O grupo é composto por profissionais da saúde (médicas, enfermeiras, nutricionista, psicóloga e assistentes sociais), contabilidade, educação e meio ambiente. Além de missionários da Comunidade de Aliança Shalom. 

Os atendimentos médicos e demais trabalhos começaram na segunda-feira, 13, e seguem até 21 de fevereiro. Durante os dias da expedição, a Comunidade Shalom estará promovendo para a cidade o Renascer, maior evento católico de Carnaval.

Voluntários realizarão atividades no Espaço de Paz.

Desse modo, o objetivo da Comunidade Shalom com as expedições é levar atendimento profissional especializado, cultura e lazer às pessoas em situação de vulnerabilidade social, como é o caso do local em que o Espaço de Paz está localizado. Além disso, se pretende inspirar nos voluntários a partilha de dons e conhecimento, a generosidade, a gratuidade, a solidariedade e o compromisso com o outro.

>> Confira lista de voluntários da Expedição 2023! 

Mas antes de começar os trabalhos, a missão de Chaves (PA), na pessoa de Dilma França, responsável local, apresentou o histórico da Comunidade no município e também alguns aspectos culturais e sociais da região para o grupo.

O educador físico, David Ramos está participando da pela primeira vez e reconhece o zelo dos missionários: “Quero agradecer a Comunidade Shalom pelo acolhimento e preocupação com a expedição em geral, com todos nós que vinhemos. Desde Macapá, venho notando uma acolhida muito sincera“. 

Além disso o grupo pode também conhecer os trabalhos socioeducativos realizados no Espaço de Paz e também a espiritualidade da Capela do Divino Semeador. 

A Capela do Divino Semeador foi construída dentro do Espaço de Paz de Chaves (PA) e traz elementos culturais do Marajó.

Encontrar Deus no povo marajoara

Por meio da expedição, os voluntários estão tendo contato com uma nova cultura, culinária típica paraense, costumes regionais, mas sobretudo com a receptividade da população marajoara.

De Nova Iguaçu (RJ), Fátima Teixeira é estudante de Cinema e Audiovisual e está participando pela primeira vez do Programa de Voluntariado Shalom. 

A jovem de 21 anos, não é membro da Obra Shalom, mas já tem experiência com trabalho voluntário na sua cidade. Fátima conta que sempre teve vontade de ter uma experiência como a da Expedição, quando conheceu o perfil do Instagram @voluntariadosh resolveu se inscrever. 

Fátima conheceu o Programa de Voluntariado Shalom pelo Instagram.

Na expedição ela estará produzindo material audiovisual sobre as experiências de encontros em Chaves (PA).  

“Mesmo tendo chegado agora, já estou gostando muito. Eu acho que Deus tem muito a nos dar nesse tempo. Estou lançada a tudo o que Deus tem para me mostrar, sei que Ele vai nos surpreender muito. Quero muito ouvir do povo de Chaves o encontro de Deus com eles”, revela a voluntária. 

No reino das águas marrons

Chaves (PA) é um dos municípios do arquipélago do Marajó e dentre eles possui a maior unidade de conservação do Brasil (Amazônia Legal). 

Foi contemplando a paisagem das belas águas marrons e da floresta que os expedicionários viajaram de lancha pelo Rio Amazonas. É interessante comentar que a chegada no município marajoara é somente por via fluvial. 

Essa foi a expedição que chegou mais rápido, foram apenas quatro horas de viagem.

A aventura dos expedicionários começou com a viagem de lancha pelo Rio Amazonas.

Eu vim muito aberta para poder vivenciar tudo, mas o barco foi bem tranquilo, nós até comentamos que foi uma viagem mais tranquila que alguns voos de avião, porque era mais confortável, tinha ar-condicionado. Foi muita providência de Deus ter sido o (barco) expresso”, afirma Fátima. 

Renascer 2023

Com mais de 30 anos de existência é um dos maiores eventos católicos de carnaval em Fortaleza (CE), e em mais de 50 cidades do Brasil. Na missão de Chaves (PA), o Renascer está na quarta edição. 

Pela primeira vez o Espaço de Paz sediará o evento, que neste ano tem como tema: “Minha alma engrandece ao Senhor”, Lucas 1, 46. 

Segundo o coordenador da Expedição, Gilson Santos, realizar o Renascer no Espaço de Paz tem o cunho de trazer os chaveenses para “experimentar da paz” que emana da Capela do Divino Semeador.

Serviço:

Período da Expedição Renascer Chaves 2023: 10 a 23 de fevereiro 

Perfil do Instagram: @shalomchaves 

Canal do Youtube: Shalom Chaves  

Próxima Expedição: Colônia de Férias Julho 2023 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar uma mensagem
1
Shalom
Seja um voluntário?