Voluntários do Espaço de Paz retornam às suas missões de origem

Missão de Chaves (PA) aguarda a chegada de novos voluntários.

O mês de janeiro chegou ao fim, mas ficará marcado na história da missão de Chaves (PA), pois três dos cinco voluntários que foram no ano de 2022 para servir no primeiro Espaço de Paz da Comunidade Shalom (EP) que é o da missão Chaves (PA), retornaram para as missões de origem. 

Um educador físico, um engenheiro agrônomo e uma pedagoga formaram o grupo dos cinco primeiros voluntários de período prolongado do Espaço de Paz de Chaves (PA). 

André Luiz Correia, Benedito Pereira e Natacha Graciano de respectivamente – Santo Amaro(SP), Fortaleza (CE) e Belo Horizonte (MG) – ambos missionários da Comunidade de Aliança Shalom, se aventuraram na região amazônica na Ilha do Marajó (PA), sendo os pioneiros nessa experiência de voluntariado estendido. 

Durante o ano de 2022, os profissionais contribuíram com seus dons e aptidões por meio de oficinas para crianças e jovens de 06 a dezoito anos incompletos e também com cursos para a população. 

Três dos cinco primeiros voluntários do Espaço de Paz retornaram para suas missões de origem

Segundo a coordenadora do EP, Viviane Barbosa, o voluntário tem papel fundamental para o bom funcionamento da instituição, pois é ele quem desenvolverá as atividades práticas oferecidas ao público de Chaves.

Por meio do trabalho voluntário ofertamos aos moradores de Chaves oficinas de artes, esporte, apoio pedagógico, meio ambiente, espiritualidade, além de iniciativas sustentáveis e a divulgação de qualidade dos trabalhos realizados. Sem o trabalho voluntário não seria possível realizar as atividades em 2022
afirma ela.

>> Espaço de Paz é apresentado ao Papa Francisco na Convenção Shalom 40 anos 

Para a coordenadora, o trabalho voluntário não favorece apenas as pessoas em situação de vulnerabilidade social, mas possibilita “a transformação dos corações”.

Na integração, na troca de experiência e ambos são favorecidos, quem recebe e quem doa; dessa forma, o voluntário do Espaço de Paz também ganha, não de forma remunerada, mas em experiência profissional, vivencial, de transcendência e social”, explica Viviane.

LEIA TAMBÉM | Carta aberta aos educadores do Espaço de Paz 

CONFIRA OS MOMENTOS DE GRATIDÃO NA DESPEDIDA DOS VOLUNTÁRIOS:

Para André,  a experiência marcante que teve com o voluntariado foi a de ser família convivendo com a Comunidade Vida de Chaves, com a obra Shalom, com as crianças e jovens do EP e também com a Paróquia de Santo Antônio.

Com muita simplicidade nos amaram sem nada esperar em troca. Então, saio transformado e inflamado de um amor vivido na vontade de Deus por meio do Espaço de Paz, na vida de cada criança, cada jovem, missionários, voluntários e do povo marajoara que deixaram marcas de eternidade na minha vida“, revela André. 

Venha ser um Voluntário no Marajó!

O voluntariado prolongado é voltado para os membros da Comunidade Shalom ou jovens da obra que desejam partir em missão e que querem, com gratuidade, passar um ou dois anos ofertando suas vidas e profissões em Chaves, na Ilha do Marajó (PA). 

A missão aguarda a chegada de pessoas que estejam dispostas a se aventurar na experiência de amar os mais pobres e ser por eles amadas. 

Por Socorro Mouta 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar uma mensagem
1
Shalom
Seja um voluntário?