Cardeal Farrell em visita ao Shalom Amigo dos Pobres: “continuem a lutar contra a indiferença”

Cardeal Farrell em visita ao Shalom Amigo dos Pobres

Representante do Papa Francisco pôde ouvir testemunhos de voluntários e pessoas assistidas pela casa São Francisco, no Centro de Fortaleza (CE)

Dando continuidade à visita à casa mãe da Comunidade Shalom, o Cardeal Kevin Farrell, presidente do Dicastério para os leigos, a família e a vida, visitou a casa São Francisco, onde funciona o Shalom amigo dos pobres em Fortaleza. O prelado teve a oportunidade de conhecer as dependências da Casa que acolhe pessoas em situação de rua e oferece a eles refeições, higiene pessoal, assistência médica e social, além de um acompanhamento para reinserção social.

Cardeal Farrell caminhou pelas dependências da Casa São Francisco acompanhado por Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Shalom, além de outros membros da comunidade e da equipe que serve na casa. O representante do Papa Francisco deixou sua assinatura numa das paredes da casa que registra o nome de voluntários e benfeitores. Sua visita terminou no café da casa São Francisco, um espaço inaugurado no ano passado, que é aberto ao público e funciona com voluntários da casa e como uma forma de ajudar os assistidos a retornar ao mercado de trabalho. 

Após ouvir três testemunhos de assistidos que hoje são voluntários, a assistente social que acompanha o trabalho desenvolvido ali e alguns parceiros, o Cardeal dirigiu uma palavra aos presentes. Sua mensagem principal foi de gratidão ao trabalho da casa, que ajuda aos presentes a lutar contra um dos maiores problemas do mundo de hoje, que segundo o Cardeal, é a indiferença.

“Uma das coisas que mais me impressiona do Shalom em todas as obras que tenho visto neste dias, tem sido essa luta contra a indiferença. Isto é algo que deve preocupar a todos, e eu digo que a todos os que são atendidos aqui, eu também no passado trabalhei num centro como este, e sei que vocês devem encontrar aqui um lar, e mais que um lugar onde tem assistência social ou assistência médica, devem encontrar uma família. É isso o mais importante que Shalom pode lhes dar. O mesmo nome ‘shalom’ significa paz, e a paz somente existe quando nos respeitamos uns aos outros”, afirmou o Cardeal Farrell.

Foto: comshalom | Cardeal Farrell dirige suas palavras aos assistidos pelo projeto amigo dos pobres e voluntários.

José Marques tem 51 anos, e testemunha que durante a pandemia estava em situação de rua e havia atingido o fundo do poço. Ele foi convidado por um amigo para tomar um café na casa e não conhecia nada sobre o trabalho desenvolvido ali e teve uma forte experiência de mudança de vida.

“Quando passei aqui em frente a casa, um conhecido meu me convidou para tomar um café. Eu achei que aqui era um bar, mas logo na entrada eu já fui amparado, aí tomei café, tomei um banho e ainda me ofereceram um almoço. Aí no dia seguinte eu voltei. Depois fui chamado para conversar com a assistente social. Um tempo depois fui me envolvendo com as atividades da casa, eu não sabia fazer nada, mas me metia a fazer. Fui ajudar na cozinha, hoje sou voluntário na manutenção da casa. Só tenho a agradecer”!

Foto: comunicação comshalom | José Marques dando seu testemunho

Célia Silva é a assistente social responsável por acompanhar os assistidos da casa e contou sua experiência com o trabalho desenvolvido ali.

“Minha história com o Amigo dos Pobres começou no início do projeto, quando durante a pandemia, nos pediam para ficar em casa e nós pensávamos nos que não tinham casa. Eu era recém formada e sabemos que não é tão fácil conseguir emprego, e neste sentido a Comunidade me ajudou materialmente e espiritualmente. Comecei aqui como voluntária e ganhei muito mais do que imaginava, eu aprendo muito com as pessoas assistidas aqui, eu vejo nas fraquezas deles, as minhas. Eu agradeço a Comunidade Shalom que me deu a oportunidade de estar aqui. Deus tem me abençoado muito desde que cheguei aqui”.

Foto: comunicação comshalom | Célia Silva em depoimento

A visita terminou com um lanche oferecido ao Cardeal pelos próprios voluntários da Casa, e um momento de oração, em que os presentes puderam rezar uns pelos outros para que Deus sustente a missão dada a cada um. Após a visita à Casa São Francisco, o Cardeal Kevin Farrell participou do Encontro Geral da Obra, evento anual da Comunidade que reúne membros da comunidade e dos grupos de oração.

Confira mais fotos do momento:

Confira o segundo dia da visita do Cardeal à Comunidade Shalom:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar uma mensagem
1
Shalom
Seja um voluntário?