Noite Cultural: voluntários se encantam com a arte marajoara

Em um cenário marajoara, voluntários apreciaram apresentações artísticas de Chaves (PA).

Na última quinta-feira, 16,  a Comunidade Católica Shalom de Chaves (PA) promoveu uma noite cultural para os voluntários da Expedição Renascer 2023 no Espaço de Paz. 

Foi preparada uma decoração marajoara, apresentação artística de carimbó e degustação de pratos típicos para os voluntários terem um contato maior com a cultura local. 

Espaço foi decorado representando características culturais do município marajoara, Chaves (PA).

A equipe de alimentação do Espaço de Paz preparou comidas típicas, tais como: vatapá de camarão, macarronada de frango no molho rose, mousse de bacuri, pavê de cupuaçu, água de coco, suco de cupuaçu

Para Geska Martins, coordenadora apostólica da missão o objetivo da Noite Cultural foi fazer com que os voluntários conheçam a cultura de Chaves (PA). 

>> Aspectos culturais de Chaves (PA) 

Fazer conhecido esse povo cheio de alegria, que através dos seus dons, artesanato, das comidas, para que os voluntários possam conhecer o rosto e as características do nosso povo”, revela Geska Martins. 

Missão de Chaves (PA) promove Noite Cultural para os expedicionários.

Os voluntários foram chamados para dançar carimbó e também quadrilha junina improvisada. Assim, o momento trouxe descontração para a da rotina de trabalho dos expedicionários. De acordo com a enfermeira voluntária de Fortaleza (CE), Juliana Aires, a noite foi propícia para trocar experiências com a população.

Eu estou encantada com a cultura, com tudo o que foi preparado nos mínimos detalhes. É importante para nós enquanto Expedição conhecer um pouco do povo, da cultura, ver a alegria deles, o cuidado preparando apresentações para nós”, afirmou a enfermeira de Fortaleza (CE), Juliana Aires.

Confira abaixo algumas fotos da Noite Cultural da Expedição Renascer 2023:

Chaves: um recanto de amar

A noite começou com uma apresentação de dança de carimbó, estilo musical mais expressivo da região. Na letra de suas músicas, o carimbó enaltece a vida do povo marajoara e a natureza da ilha.

Para além da dança, o público pode apreciar a recitação de um poema feito pela chaveense Julieta Pantoja, onde ela enaltece a natureza de seu município e expressa necessidade de melhorias nele. 

Recanto de Amar 

Chaves em frente águas marrons, 

Que rodeiam uma terra fértil

Entre campos os barrancos

Que as águas vão levando 

Conheci uma ilha que logo foi embora 

Na força da correnteza de uma pororoca

Lembranças de minha infância 

Que até hoje me encanta 

Muito tempo se passou 

E bem pouco melhorou 

Filhos de Chaves, terra querida 

Por que reclama muito da vida?

Talvez ainda falte sonhador

Pra levar essa cidade pro futuro promissor

Onde a arte seja exclamar 

Que Chaves é lugar para se morar

Preciso então dizer que essa terra precisa crescer

Para assim eu sustentar 

Com a mão no peito recitar 

Chaves, um recanto distante de amar

De Julieta Pantoja 

Essa expressão da arte de Chaves (PA) chamou a atenção de Lucas Martins, postulante da Comunidade de Aliança de Maceió e voluntário da Expedição que comentou que a noite foi uma verdadeira festa de boas vindas. “Teve uma apresentação cultural incrível. Uma jovem daqui de Chaves que tem superado as dificuldades inerentes ao local, se expressa na forma de poema, de dança, na forma da música – ela canta muito bem também. É um exemplo muito estimulante para os outros jovens daqui“, disse o alagoano.

Santo Antônio dos Aruans

Registros históricos informam que a origem do município de Chaves derivou de uma antiga aldeia de índios Aruan, catequizados pelos padres Capuchinhos, da Província de Santo Antônio, que instalaram seus assentamentos no ponto em que hoje é a cidade de Chaves. 

A devoção ao santo português foi inserida pelo clero de tal forma que o município já chegou a ser chamado de “Santo Antônio dos Aruans”. E hoje o fervor ao santo constitui a maior festa religiosa do município, que é comemorada no mês de junho com novenas, procissão e celebração eucarística. 

Na decoração da Noite Cultural foram retratados aspectos da origem do município. Um dos espaços de representação da cultura local, foi o de religiosidade, onde se encontravam as imagens de Santo Antônio de Pádua e Nossa Senhora de Nazaré. 

Expedição Renascer 2023

A Expedição Renascer 2023 de Chaves (PA) começou na sexta-feira, 11 e segue até dia 23 de fevereiro. Ao todo são vinte e um voluntários de diversas áreas que tem partilhado de seus dons e profissões para a realização de trabalhos junto a população de Chaves, de forma especial, em vista do retiro de Carnaval católico: Renascer. 

Acompanhe a Expedição pelo perfil do Instagram: @shalomchaves 

Trabalhos da expedição são voltados para a realização do Renascer 2023.

Por Socorrinha Mouta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar uma mensagem
1
Shalom
Seja um voluntário?