Cruzeiro do Sul é a segunda maior e mais populosa cidade do estado do Acre, com alto índice de pobreza material e vulnerabilidade social, os voluntários, junto aos missionários, realizam diversas atividades em um período determinado de tempo. Você pode conhecer mais sobre as expedições a partir do edital e se inscrever para ser um voluntário SH.

Criança marajoara vive experiência de despertar vocacional

Criança marajoara experiencia despertar vocacional em visita da Expedição Chaves Ribeirinhos 2025.

Criança marajoara experiencia despertar em visita da Expedição Chaves Ribeirinhos 2025.

28 fevereiro 2025

Ainda cedo, o pescador José Nazareno, acompanhado por sua esposa, a dona de casa Naucinete Almeida, e o seu filho mais novo, Renan Almeida, de apenas seis anos de idade, saíram de casa para chegarem pontualmente na Eucaristia celebrada na Capela em honra a Nossa Senhora de Nazaré, padroeira da sua comunidade. Junto a eles, muitas outras famílias ribeirinhas se reuniram para acolher os missionários da Expedição Chaves Ribeirinhos 2025 em um dia de ação solidária e evangelização, nesta segunda-feira (24).

Muito mais que somente um serviço prestado aos mais pobres, a Expedição Chaves Ribeirinhos tem alcançado e transformado os corações de todas as idades. Já no início da Santa Missa, o pequeno Renan observava com atenção o Padre Matheus na celebração. O sacerdote, também missionário da Comunidade de Vida da Comunidade Católica Shalom, acompanha os expedicionários na missão iniciada no último 20 de fevereiro. Quando perguntado sobre qual profissão quer exercer, a resposta do Renan foi rápida, sem hesitar: “quero ser padre!”. São lançadas, assim, as primeiras sementes da vocação ao sacerdócio no coração daquela criança ribeirinha, a qual, embora a pouca idade, já expressa tamanho testemunho de amor a Deus.

Animação, louvor, adoração, atendimento de saúde, contação de histórias, atividades recreativas, anúncio da Palavra de Deus. Dentre todas as atividades oferecidas ao público infantil, o pequeno Renan destacou, em suas doces palavras, que a sua parte favorita foi a presença do sacerdote em sua comunidade. Por ser uma localidade de difícil acesso e distante da sede de Chaves-PA, as famílias recebem geralmente a visita de um presbítero uma vez ao ano. No entanto, o menino Renan não perdeu tempo e procurou logo aproveitar bem a passagem dos missionários.

Emocionada com a atitude do filho, a sua mãe Naucinete expressou o quanto que o Renan é dedicado aos estudos da catequese ao se preparar para a sua Primeira Eucaristia, já tão bem aguardada por ele. “Ele aprende rápido. Já conhece os mandamentos da Lei de Deus e da Igreja”, expressa orgulhosa, encorajando o seu filho caçula a seguir os caminhos de Deus. O padre ainda perguntou ao menino quais mandamentos ele sabia, e ele enfatizou o “amar a Deus sobre todas as coisas”, destacando a importância de conhecer e amar a Deus independente da idade, questão social, cultura, etc.

Para o Pe. Matheus, é gratificante ver Deus se utilizando do seu ministério sacerdotal para alcançar novas vocações, assim como foi realizado em sua vida. “Aos os meus 20 anos, eu estava em uma missa jovem. Nunca tinha pensado em ser padre, mas, nesta ocasião, quando o sacerdote celebrante passou por mim, me senti chamado. No início da celebração, tive a certeza que era isso. Após 12 anos, na minha primeira missa pública, Moysés (fundador da Comunidade Católica Shalom) profetizou que da mesma forma que Deus me atraiu, o meu sacerdócio seria também como um “imã” para atrair outras vocações”.

Como forma de retribuir todo o carinho durante a passagem pela comunidade ribeirinha de Nossa Senhora de Nazaré , o Pe. Matheus incluiu, em sua programação neste dia, a visita à residência do Renan e de sua família. Com entusiasmo, a criança veio acompanhada de seu irmão mais velho, o qual conduzia uma rabeta (canoa com motor), utilizada para o transporte pelo Rio Amazonas. A pequena embarcação levou o sacerdote ao lar dos ribeirinhos, simples em estrutura, mas preciosa em afeto e acolhida. No local, o sacerdote realizou uma oração e abençoou a residência, desejando voltar em uma outra oportunidade para, quem sabe, concelebrar com o futuro novo Pe. Renan. “Para mim, ver o Renan é algo forte, porque vemos Deus fazendo por meio de nós, e não temos mesmo noção aonde a nossa vida consagrada a Deus pode alcançar. Sou fraco, pecador, mas Deus se utiliza de tudo para atrair outros. É belo ver que aqui, em uma distante comunidade ribeirinha, onde menos se espera, uma criança de 06 anos já demonstra os primeiros sinais de chamado ao sacerdócio, uma vida voltada para o outro”, pontua.

Veja o primeiro encontro do menino Renan com o sacerdote Shalom: https://youtube.com/shorts/_12QYzpYX_M?feature=share 

expedição-chaves-ribeirinhos-2025
Padre Matheus visita casa do menino Renan de rabeta (canoa com motor) Imagem: Expedição Shalom
expedição-chaves-ribeirinhos-2025
Encontro entre o Padre Matheus e o menino Renan. Imagem: Expedição Shalom
expedição-chaves-ribeirinhos-2025
Menino Renan conta ao padre seu sonho de infância. Imagem: Expedição Shalom
Visita e bênção na casa da família ribeirinha. Imagem: Expedição Shalom

Veja a entrevista na íntegra com o sacerdote Shalom e a criança marajoara: https://youtu.be/nt4CQfQNbPY

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Enviar uma mensagem
1
Shalom
Seja um voluntário?