Voluntariado Sh: Teresina envia cinco expedicionários para Chaves

Voluntariado Sh: Teresina

6 fevereiro 2024

O Programa de Voluntariado Shalom seleciona pessoas dispostas a oferecer seus dons para auxiliar aos que mais precisam, integrando-se aos trabalhos de resgate à dignidade humana e serviço aos mais pobres.

De Teresina, cinco voluntários embarcaram em expedição para Chaves, município localizado na Ilha do Marajó, no estado do Pará. Unindo-se a outros de todo o Brasil, a oferta de seu tempo e dons profissionais e pessoais marca a presença contínua da Comunidade Católica Shalom na região, que já perdura por aproximadamente 28 anos.

“Ser um voluntário solidário é uma escolha que nos torna livres; torna-nos abertos às necessidades dos outros, às exigências da justiça, à defesa dos pobres, ao cuidado da criação”. (Papa Francisco)

Expedição Chaves 2024

Danilo Osório, que passará 50 dias na ilha, relata ter encontrado o verdadeiro sentido da vida, da vocação e do que significa viver para o outro. “Assim como os Reis Magos, que, ao adorar o Menino Jesus, encontraram um novo sentido e uma nova vida, eu também descobri, por meio da evangelização e do serviço, o essencial de me aproximar e servir humanamente e espiritualmente aos mais pobres. A vivência comunitária com os irmãos da Comunidade de Vida, Aliança e Obra fez surgir em meu coração o desejo profundo de me comprometer mais intensamente com o Senhor e com a humanidade que espera o nosso sim”, afirma.

Arq. pessoal Danilo Osório
Exp. Renascer 2024 na Noite Cultural | @voluntariadosh

Ainda de Teresina, Ana Cristina, Sara Queiroz, Juliana Cavalcante e José Amável se voluntariaram. Eles fazem parte da Expedição Renascer Chaves 2024 que, além de levar assistência à ilha, tem como principal programação o retiro de Carnaval promovido pela Comunidade Católica Shalom. A expedição começou no dia 1º e segue até o dia 17 deste mês.

Durante esse período, os expedicionários vão ajudar na promoção da Vigília Jovem, do Retiro de Carnaval Renascer, na Feira de Profissões, oferecendo atendimento médico, plantão psicológico e assistência social, além de cursos abordando ansiedade, depressão e drogadição. Tudo isso é complementado com uma rica troca cultural entre os participantes e o povo marajoara.

Expedições Madagascar e Cruzeiro do Sul 2024

Também da capital piauiense, foram selecionadas a partir em missão para Antsiranana, em Madagascar (África), Jéssica Barbosa Saldanha e Maria Guadalupe Freitas, e para Cruzeiro do Sul, no estado do Acre, Camila de Sousa. Durante essa jornada, as voluntárias aplicarão suas habilidades e conhecimentos em diversas atividades, dedicando-se a amar, socorrer e evangelizar os mais necessitados. A Comunidade Shalom está em Madagascar desde 2007.

Programa de Voluntariado Shalom e as Expedições

O Voluntariado Shalom, um programa sem fins lucrativos, seleciona pessoas dispostas a oferecer seus dons, sejam profissionais ou não, para auxiliar aos que mais precisam, integrando-se temporariamente aos trabalhos de resgate à dignidade humana e serviço aos mais pobres, conduzidos pela Comunidade Católica Shalom na localidade.

As expedições fazem parte do Programa de Voluntariado Shalom, que tem como objetivos amparar os mais necessitados, proporcionar aos voluntários uma experiência única de sair em missão e fazer a diferença na vida de muitas pessoas, fomentar a responsabilidade social e a caridade fraterna, inspirar a partilha de dons e conhecimento, colaborar com os trabalhos da Promoção Humana, oportunizar o trabalho com pessoas em situação de risco social ou abandono e fomentar a experiência de missionariedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar uma mensagem
1
Shalom
Seja um voluntário?