Por que ser um voluntário Shalom?

A Comunidade Católica Shalom dispõe de várias oportunidades para que você possa fazer uma experiência de voluntariado no país e fora dele. Saiba como na matéria a seguir

5 dezembro 2023comshalomEXPEDIÇÃO RENASCER CHAVES 2023 | FOTO: COMUNICAÇÃO CHAVES

Hoje é o Dia Internacional do Voluntariado. Essa data foi criada pela ONU em 1985 para ser um dia de incentivo ao trabalho de solidariedade.

Do latim voluntarius, o  voluntário é alguém que presta algum serviço gratuito. De acordo com o dicionário de Oxford, é “aquele que se dedica a um trabalho sem remuneração, prestando ajuda quando necessário”.

Esse serviço ganhou mais destaque e reconhecimento após a pandemia, quando não só os recursos materiais, mas também humanos se mostraram escassos para combater os problemas sociais que se agravaram neste período, por exemplo, a fome, proliferação de doenças e de Covid-19, desemprego, entre outros. 

>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp

Nesse contexto, surgiram inúmeras iniciativas de prestar auxílio à população que se encontrava em situação de vulnerabilidade social. Uma delas foi o Projeto Shalom Amigos dos Pobres, que ‘nasceu’ em caráter emergencial durante a pandemia, mas que atualmente é um serviço que a Comunidade Shalom desenvolve. 

Acompanhe um pouco da rotina do Amigo dos Pobres de Fortaleza:

Segundos os últimos dados informados no site oficial do VoluntariadoSh, a Comunidade Shalom realiza esse tipo de trabalho em mais de cinquenta cidades brasileiras e em torno de 19 países, totalizando assim mais de oitocentos voluntários “Shalom” espalhados pelo mundo. 

Esses dados são baseados não somente no Shalom Amigo dos Pobres, mas em outras iniciativas da Comunidade. Isto porque, antes do surto de covid-19 no mundo, ela já realizava um trabalho voluntário por meio de ações de promoção humana e expedições voluntárias para África e Amazônia. 

O que é o Voluntariado Shalom? 

É um programa sem fins lucrativos que seleciona pessoas que desejam dispor dos seus dons (sejam profissionais ou não-profissionais, façam parte da Obra shalom ou não) para ajudar os mais necessitados, indo ao seu encontro e integrando-se temporariamente aos trabalhos de resgate à dignidade humana e de serviço aos mais pobres, já desempenhados pela Comunidade Católica Shalom.

Mas, afinal, por que ser um voluntário Shalom? 

O grande diferencial do voluntariado Shalom se encontra na sua origem, pois, para além de levar assistência social, busca cumprir uma missão evangélica, que é amar, socorrer e evangelizar tocando a Cristo nos pobres.

Essa experiência de ‘tocar ao Cristo nos pobres’ se torna possível porque o programa tem como valores cristãos fundamentais, a espiritualidade, cultura do encontro, educação para o trabalho, formação integral, família e reinserção.

Conheça aqui algumas histórias de voluntários das Expedições:

Narrativas de missão: Um Rio de Amor 

Narrativas de missão: “O banho de Maria” 

Narrativas de missão: “O Pão doce” 

Quem pode ser um voluntário Shalom? 

A depender de onde acontecerá o serviço voluntário, existem profissões que são mais necessárias, como profissionais da área da saúde, educação e assistência social, mas todos podem se candidatar ao voluntariado e contribuir com seus dons e aptidões. 

A contadora e consagrada da Comunidade de Aliança, Giselly de Freitas, participou da Expedição Renascer 2023 e partilhou um pouco no Programa do Fazendo Barulho como foi sua experiência. Confira abaixo: 

Um detalhe interessante é que para participar dos trabalhos voluntários da Comunidade Shalom não é obrigatório fazer parte do carisma. Mesmo sem conhecê-lo, ou sem frequentar os grupos de oração, o interessado pode se candidatar a algum tipo de modalidade que o programa disponibiliza. 

Onde ser um Voluntário Shalom?

São muitas as modalidades que o VoluntariadoSh propõe para quem deseja fazer essa experiência de saída de si. Além do trabalho em casas de acolhimento e recuperação terapêutica, e também de Expedições Missionárias, também existem os Espaços de Paz. 

LEIA TAMBÉM | O que é o Espaço de Paz e como ajudar? 

O Espaço de Paz foi construído para ser um “oásis de misericórdia”, um local onde voluntários do mundo todo, dispondo de seus dons e profissões contribuirão com promoção da cultura de paz por meio de oficinas, cursos e outros em lugares onde há vulnerabilidade social, como é o caso de Chaves (PA), São Luís (MA), Aracaju (SE) e Cruzeiro do Sul (AC). 

Seja um voluntário Shalom

E você, já pensou em se aventurar pelas águas do Rio Amazonas ou até embarcar no avião para outro continente como a África? 

Aproveite que ainda dá tempo de se inscrever para as Expedições Voluntárias do ano de 2024. Existem várias modalidades e em épocas diferentes do ano que você ter a oportunidade de ‘tocar o Cristo nos irmãos pobres‘.

Para partilhar sobre seu desejo e dúvidas a respeito desse caminho, entre em contato com:

Whatsapp: +55 (85) 3308-7400

E-mail: volunteering@comshalom.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar uma mensagem
1
Shalom
Seja um voluntário?