Espaço de Paz começa a ser erguido em Fortaleza

“Nós estamos demarcando um espaço e reintegrando esse espaço à obra de Deus”, comemora arquiteta responsável pela execução da obra.

Ser um oásis de paz em Fortaleza, esse é o objetivo do Espaço de Paz (EP). Em construção no bairro do Papicu, o local contará com atividades socioeducativas e de espiritualidade. Nessa quinta-feira, 2, uma Missa foi celebrada no terreno onde futuramente estará erguida mais essa iniciativa de promoção humana da Comunidade Católica Shalom.

Seguindo a metodologia já aplicada no Espaço de Paz de Chaves (PA), inaugurado em março de 2022, o Espaço de Paz de Fortaleza terá por missão educar para a Paz e colaborar para transformar os corações, por meio de um processo formativo integral, desenvolvendo a dimensão humana, social, cultural e espiritual. “Olhar com esperança para uma criança, para um jovem, é olhar para o futuro. Então, nós sabemos que o Espaço de Paz é um local de esperança, não só para as crianças e jovens, mas para as famílias que estarão envolvidas nesse espaço que estará aberto para todos”, explica Jeovana Freitas, Assessora de Promoção Humana da Comunidade Shalom.

O bairro Papicu 

Desde 1992, a Comunidade Católica Shalom promove um trabalho de fortalecimento de vínculos com crianças e adolescentes de 6 a 12 anos no bairro Papicu. É a Casa Ronaldo Pereira. A região é marcada pela desigualdade e vulnerabilidade sociais. Com a instalação do novo aparelho de promoção humana, as ações vão se ampliar. O público prioritário serão crianças de 6 a 18 anos incompletos, regularmente matriculadas no Projeto para atividades diárias, e as famílias e demais residentes do Papicu. Também poderão participar pessoas de outras regiões da cidade onde há índices elevados de risco social.

O EP é tido como “uma visão de futuro da Casa Ronaldo Pereira”, garante Jeovana Freitas. “Porém, que nós encerramos quando a criança completa 12 anos. Com o Espaço, elas vão sair diretamente para a Universidade e para o mercado de trabalho. Então, nós olharemos para aquelas pessoas como um todo, para que elas possam ser protagonistas das suas vidas”, complementa.

Os missionários e voluntários vão cultivar nas crianças e adolescentes, jovens e suas famílias o protagonismo da própria história, com atendimento personalizado. A estrutura dará conta de atividades complementares ao sistema de educação, com oficinas de Esporte e Artes, Espiritualidade, Formação Humana, Atendimento e Apoio Familiar.

A construção

O terreno de quase 1.500 metros quadrados foi generosamente doado para a Comunidade Shalom. Sobre 24 blocos e 46 estacas com 15 metros de profundidade estarão oito pavimentos, sendo o térreo e dois andares para o Espaço de Paz e os demais para casas da Comunidade de Vida. A edificação de uso misto está na fase da fundação e a concretagem deve começar na próxima semana.

Além de containers, areia e ferragens, o terreno já guarda também a esperança de resgatar vidas para Deus. “Aqui nós nos sentimos como que fincando bandeira, demarcando um território, resgatando um território para Deus. Nós estamos demarcando um espaço e reintegrando esse espaço à obra de Deus numa área de uso de crack, entre facções [do crime organizado]”, comemora Livia Rios, arquiteta responsável pela execução da obra.

Você pode ajudar

Como toda ação da Comunidade Shalom, a construção do Espaço de Paz é uma manifestação da Providência Divina, que torna possível amar, socorrer e evangelizar os que mais precisam. O EP conta com você. “Primeiramente com as suas orações, o seu compromisso de oração por esse espaço que ainda está em construção. Mas também com sua ajuda generosa, com os detalhes que estão nesta matéria”, indica Jeovana Freitas.

Doe!

Transferência Bancária
Banco do Brasil
Ag: 1292-0
C/C: 30863-3

Chave PIX: promocaohumana@comshalom.org

Outras moedas (€)
Paypal: [CLIQUE AQUI]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar uma mensagem
1
Shalom
Seja um voluntário?