O Shalom Amigo dos Pobres e o combate a pobreza no Brasil

Shalom Amigo dos Pobres

Antes um projeto “emergencial” iniciado durante a pandemia, agora o Shalom Amigo dos Pobres é um serviço da Comunidade Shalom.

22 novembro 2023

A pesquisa mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE trouxe um dado importante com relação ao desemprego no Brasil. Segundo os dados, atualmente 7,4% da população brasileira está desocupada. 

Essa porcentagem foi obtida pela PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua) que também revelou que a faixa etária com maior distribuição de pessoas desocupadas é de 25 a 39 anos. 

Paralelo a essa realidade brasileira que está em queda, mas que cresceu sobretudo no período da pandemia, outro dado correlacionado é o de pessoas em situação de rua.

Isto porque o Cadastro Único revelou que mais de duzentas mil pessoas estão em situação de rua no Brasil e o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania informou que os principais motivos delas morarem nas ruas são: problemas familiares, desemprego, alcoolismo/drogas, perda de moradia (em ordem de relevância). Estima-se que esses agravantes são oriundos do período da pandemia de Covid-19.

Foi nesse contexto que o “Projeto Shalom Amigo dos Pobres” nasceu para socorrer a população que estava nas ruas e por isso mais exposta aos riscos de contaminação do covid, de outras doenças, mas também de fome. Entretanto, além de levar assistencialismo, o Projeto levava consolo e presença divina aqueles que estavam à margem da sociedade.

>> Assista IGUAIS | Documentário Shalom Amigo dos Pobres durante a pandemia

Com a ajuda de empresas parceiras e de voluntários, o Projeto distribuía alimentos e promovia ações com profissionais voluntários de diversas áreas na sua sede, Casa São Francisco. 

Um caminho de amizade

De acordo com o coordenador Thácio Romano, o Amigo dos Pobres em Fortaleza foi ampliado e evoluiu de um projeto emergencial da pandemia para um serviço contínuo que a Comunidade oferece.

“Então é justamente assim, o que antes era apenas um projeto emergencial por causa da pandemia, foi se tornando, de fato, um serviço que a comunidade hoje exerce junto àqueles que se encontravam ou se encontram em situação de rua.” reforça Thácio. 

Com o objetivo de “amar, socorrer e evangelizar” o Amigo dos Pobres tem como missão  “resgatar e devolver a dignidade de pessoa de filho de Deus, a honra às pessoas que estavam em situação de rua”.

LEIA TAMBÉM | Conheça as Casas de Promoção Humana da Missão de Fortaleza

Atualmente a Casa São Francisco é um centro de convivência masculino, onde são atendidos cerca de 100 homens. Thacio explica que é nela que acontece o primeiro passo do serviço ou “triagem”, onde eles são acolhidos e expressam suas necessidades, dentre elas, ele cita: o desejo de sair das ruas, das drogas, de ter um moradia, de possuir um trabalho.

Além disso o Amigo dos Pobres também atua com o SOS Rua, onde os voluntários vão em busca daqueles que não frequentam a casa. 

O segundo passo então seria o tratamento para dependência química, que pode acontecer dentro da Casa São Francisco por meio dos grupos terapêuticos. Para isso, a Casa promove o grupo dos 12 Passos para a Sobriedade. 

Outra possibilidade é a internação na Casa Santa Teresa de Calcutá em Itapipoca (CE), que é uma casa de acolhimento e recuperação que o interno fica durante um ano. 

Novas oportunidades

O grande avanço do Shalom Amigo dos Pobres foi a ampliação do seu serviço por meio de uma casa de reinserção que completará um ano de inauguração próximo dia 16 de novembro.

Assim, depois do período de sobriedade e ter progredido no tratamento, o terceiro passo é a reinserção social que acontece no Sítio Espírito Santo em Maracanaú (CE), onde ficam durante cerca de 6 meses. 

>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp

Nesse período, os assistidos aprendem sobre o valor e a dignidade do trabalho, descobrem suas aptidões e participam de cursos profissionalizantes em parceria com as “empresas amigas dos pobres“. Auxiliar administrativo, culinária, barbearia são alguns dos cursos que foram ou estão sendo ofertados para os internos. 

Em seguida, eles podem realizar estágio na Cafeteria Sh82, que fica localizada no Centro de Fortaleza e atua como “cafeteria escola”. O Shalom Amigo dos Pobres auxilia na reinserção social, no intermédio também de possíveis contratações deles nas “empresas amigas dos pobres” e em outras oportunidades que surgirem.

Cafeteria Sh82 é “escola” para assistidos do Shalom Amigo dos Pobres.

Novos vínculos

De acordo com Thacio, todas as atividades do Shalom Amigo dos Pobres são sustentadas pelo tripé: amizade, espiritualidade e educação para o trabalho. Ele acredita que por meio de novos vínculos de amizade e “com relações iluminadas a partir do amor de Deus“, os homens podem “mudar de vida“.

Para ele, a espiritualidade deve ser vir primeiro nesse relacionamento, pois ele entendeu que “sem oração, nada se sustenta.” Thacio afirma que primeiro é importante “ensinar eles a rezar,  a ter uma amizade com Deus e ter vínculos novos de amizade”.

No Amigo dos Pobres, a prioridade é ensiná-los a rezar.

Além disso, a dimensão da educação do trabalho, com enfoque na descoberta de habilidades pessoais, possibilidades de encontrar uma profissão é aspecto importante para transformar as vidas e combater a pobreza.

Você também pode ser um amigo dos pobres. Saiba como:

  • por meio de doação de alimentos e produtos que as casas necessitem;
  • sendo um voluntário;
  • com doação financeira para ajudar os gastos da casa;
  • com parceira, sendo uma “empresa amiga”.
A amizade é uma das características do serviço aos pobres.
Empresas Amigas dos Pobres são canais da providência para o serviço.
O Shalom Amigo dos Pobres assiste as pessoas em situação de rua por meio de trabalho voluntário.

Entre em contato

Telefone: (85) 9982378147

Email: shalomamigodospobres@comshalom.org

Siga o Shalom Amigo dos Pobres no Instagram e saiba mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar uma mensagem
1
Shalom
Seja um voluntário?