Como viver o despojamento na Quaresma?

Como viver o despojamento na Quaresma?

12 março 2024

Pe Antônio Furtado apresenta alguns elementos que podem ajudar você a exercitar o desapego.

Um dos exercícios quaresmais é a esmola. E para vive-la bem a Igreja indica o caminho do despojamento. Padre Antônio Furtado explica que esta prática não se trata de descartar coisas que não nos servem mais. De acordo com ele, despojar-se é empobrecer-se de coisas que poderiam nos fazer falta.

O despojamento não é para que eu fique livre de entulhos que estão na minha casa e você pegue materiais que precisam ir para o lixo. Isso não é despojamento. Veja que o roteiro fala de começar pedindo o Espírito Santo, porque vai ter coisas que você vai olhar e aquilo vai doer”, explica.

Passos para o despojamento

O sacerdote cita o roteiro quaresmal da Comunidade Católica Shalom, “Do deserto à ressurreição”, que apresenta cinco passos para o despojamento quaresmal.

  • Oração
    “Para fazer o despojamento é importante começar pela oração, pedindo ao Espírito Santo que venha em seu auxilio, a fim de que nada venha a perturbar este momento de graça”.
  • Analisar
    “Em um clima de oração, deixar-se conduzir pelo Espírito Santo e analisar seus pertences e ver o que o Senhor pede que você se despoje”.
  • Louvar
    Depois de separar o que será despojado, é importante louvar a Deus porque o Espírito Santo agiu.
  • Organizar
    Por fim, selecione o material para levar para ações de Promoção Humana

Outra forma de viver o despojamento é doar alimentos não perecível a alguma instituição. A Comunidade Shalom estará recolhendo doações desse tipo durante o retiro de Semana Santa em todas as missões.  

Veja aqui a explicação completa do Pe. Antônio Furtado

Despojamento da Comunidade Shalom será destinado aos Espaços de Paz

Todos os anos, durante o período da Quaresma, os membros da Comunidade são chamados a viver o despojamento. Em 2024, o valor arrecadado será destinado aos Espaços de Paz. “Como comunidade, nós também motivamos em cada tempo da Quaresma a coleta em vista dos mais pobres, dos nossos serviços aos mais necessitados. É apenas uma lembrança daquilo que todos nós somos chamados a viver, o amor e o serviço aos pobres. Todos nós somos chamados a viver, tocar na carne sofredora de Cristo, na carne dos nossos amigos mais pobres“, explica a assessora de Promoção Humana, Jeovana Frei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar uma mensagem
1
Shalom
Seja um voluntário?