Rio Grande do Sul: Em meio à dor ressoa a Esperança

Diante da situação de calamidade por conta das chuvas no Rio Grande do Sul que afetaram milhares de pessoas, a Comunidade Católica Shalom propôs um trabalho de voluntariado, pelo qual enviou irmãos de diversos locais do país para ajudar na região.

3 setembro 2024

Missionários de São Paulo partilham suas experiências ao doar tempo e dons para ajudar a população do Estado Gaúcho.

Diante da situação de calamidade por conta das chuvas no Rio Grande do Sul que afetaram milhares de pessoas, a Comunidade Católica Shalom propôs um trabalho de voluntariado, pelo qual enviou irmãos de diversos locais do país para ajudar na região. Entre eles,  missionários de São Paulo se inscreveram e estiveram nos locais mais afetados do estado.

A consagrada de Aliança, Samia Dib, da missão São Paulo, esteve no Rio Grande de Sul e contou que quando saíram as primeiras notícias sobre o ocorrido foi movida por compaixão e sentiu a necessidade de ir ajudar: “Quando soube do lançamento da expedição, senti um forte desejo de vir e ofertar minha vida.”

Ela afirmou que tirou férias para participar da expedição de dez dias no Rio Grande do Sul. Além disso, ressaltou que a rotina para os missionários iniciava com a Santa Missa, oração pessoal e depois ajudavam no que precisavam.

Para Samia, uma experiência que marcou durante esse tempo em missão foi presenciar que aos poucos, os moradores retornavam para suas casas e recomeçavam do zero.

“Em meio ao caos e do olhar lacrimejante de tantos, nas suas palavras tinha esperança. Um povo de fé, simples, que encontra forças em Deus e naqueles que o Senhor envia para ser consolo”, contou.

Arquivo pessoal Samia

O Carisma Shalom por meio da oferta de vida dos voluntários e juntamente com a Diocese de Novo Hamburgo, além da ajuda material, permitiu também levar o próprio Cristo Ressuscitado aos que precisavam de conforto. “Em meio às limpezas, distribuições de itens, evangelizações e partilhas, pude desposar o povo do Sul e viver mais uma vez a experiência de tocar no Cristo pobre”, enfatizou.

Em vista disso, a consagrada da Comunidade de Vida, Aline Oliveira, da missão de Santo Amaro, também partilhou a sua experiência na expedição e afirmou que foi um momento único em sua vida. Ela contou que foi acolhida em um jantar cheio de alegria com os paroquianos. Era sempre um misto de alegria pelos que chegavam e a dor pelos que iam embora: “Encontrei um povo acolhedor, aberto, forte, sofrido, mas com esperança”.

Arquivo pessoal Aline

De forma particular, uma experiência que marcou a consagrada foi conhecer uma senhora em uma ação numa paróquia que tinha necessidade urgente de médico, ela trazia feridas abertas e, enquanto esperava ser atendida, começaram a conversar.

“Ela começou a chorar e rezei por ela e ali vivi uma experiência de maternidade muito forte. Ela era mais velha do que eu, mas fui tomada por um desejo de cuidado muito forte. Sabia que Deus estava agindo ali não somente nela, mas também em mim”, destacou Aline.

Por fim, a consagrada afirmou que saiu do Rio Grande do Sul com o coração tocado pelo sofrimento dos irmãos, mas muito feliz por ver Jesus naquele povo e naquela terra.

Serviço

Para você que sente o desejo de ir em missão, a Comunidade Católica Shalom já abriu as inscrições para novas expedições que terão início no começo de  2025.  Para participar é necessário fazer inscrição nos links abaixo:

Madagascar

Cruzeiro do Sul

Chaves

Para mais informações:

https://voluntariadosh.org/
https://www.instagram.com/voluntariadosh/?igsh=MXFpMndjM2NyYzA4dg%3D%3D 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar uma mensagem
1
Shalom
Seja um voluntário?