Voluntariado Shalom com destino a Chaves, na ilha do Marajó.

Comunidade Shalom convoca voluntários para expedição missionária à Índia, Angola e Marajó

Índia, Angola e Marajó

6 de ago de 2025 às 15:22

A Comunidade Católica Shalom convoca voluntários para três expedições missionárias que acontecerão em 2026 para Chaves, na Ilha do Marajó (PA), Lubango, em Angola, e Calcutá, na Índia. Os voluntários devem ter mais de 18 anos, disponibilidade de tempo integral e arcar com todos os custos da viagem incluindo a taxa de adesão.

A comunidade Shalom é uma Associação Privada Internacional de Fiéis, reconhecida pela Santa Sé, que se dedica a anunciar a Boa Nova do Reino de Deus a todos os povos, diz o seu site. Foi fundada em 1982, em Fortaleza (CE), por Moysés Azevedo. Começou com uma lanchonete e livraria criadas para evangelizar. Hoje a comunidade está em vários lugares do mundo.

Expedição Chaves, Ilha de Marajó (PA)


expedição Chaves, acontecerá de 5 a 20 de fevereiro no município de Chaves, na região amazônica da ilha do Marajó (PA). O município tem cerca de 23 mil habitantes e seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é 0,45, um dos menores do Brasil.

A Shalom está há 29 anos em Chaves. Cerca de nove consagrados da comunidade de vida moram lá e se dedicam a trabalhos de formação, grupo de oração e evangelização porta a porta. A comunidade também tem o Espaço da Paz para crianças de quatro a 17 anos cujos pais não têm possibilidades de pôr na escola.

Este ano, é a 29ª edição da expedição Chaves. Os voluntários vão para ajudar na evangelização das comunidades ribeirinhas, fazer atendimento médico, atividades culturais e de lazer. Segundo o site da Shalom, a iniciativa proporciona aos participantes uma experiência enriquecedora de missão e encontro com outras realidades.

“Eu sinto que Deus me salvou através de Chaves porque aqui eu encontrei amor”, diz o uruguaio Victor Ramon Ruiz, ao site da Shalom.

“Todo jovem que tem sede de Deus, todo jovem que está cansado, todo jovem que já não aguenta mais, todo jovem que não vê sentido na vida dele tem que vir para Chaves porque aqui ele se encontra consigo mesmo, se encontra com Deus e encontra amor para receber e encontra amor dentro de si para dar àquele que necessita. É algo inexplicável”, continua.

Todas as informações estão detalhadas no edital. As inscrições estão abertas até 9 de setembro e os interessados podem se inscrever através deste link.

Expedição Angola 2026


expedição Angola acontecerá de 1º a 15 de julho de 2026 em Lubango, província de Huíla, onde a comunidade Shalom está desde 2018 promovendo grupos de orações, acompanhamento pessoal e distribuição de roupa e alimentos para os pobres.

É a primeira vez que a Shalom manda uma expedição de voluntários para a missão de Lubango. Para Benilda Carvalho, responsável pela comunidade no local, a expedição “será um passo importante na concretização da primeira fase de implantação do Espaço de Paz”.

O Espaço da Paz está em construção e será “um local onde voluntários do mundo inteiro possam desempenhar junto à Comunidade Shalom trabalhos socioeducativos e de espiritualidade”, diz o site da Shalom.

Todas as informações estão detalhadas no edital. As inscrições para Angola vão até outubro de 2025 e os interessados podem se inscrever através deste link.

Shalom Mission Trip Índia 2026


Mission Trip Índia acontecerá de 4 a 21 de setembro de 2026 em Calcutá, cidade onde a santa Teresa de Calcutá começou sua vida de serviço aos moribundos. A missão tem o objetivo de evangelizar e difundir o carisma da comunidade.

“Escolhemos Calcutá para proporcionar aos voluntários uma oportunidade de peregrinação aos lugares onde a santa da Caridade viveu, e que carrega o nome da sua cidade de missão como parte da sua própria identidade: santa madre Teresa de Calcutá”, disse a missionária Rainara Santos, quem trabalha no escritório internacional da comunidade em Roma.

Rainara visitou Calcutá em 2023 junto com outros membros da comunidade para propor ao bispo uma colaboração da Shalom com “a formação dos jovens e a nossa disponibilidade de trabalhar juntos em vista da evangelização daquele povo, marcado pela pobreza e pelo desconhecimento de Cristo”, disse. A Shalom não tem casa na cidade e é a primeira vez que promove a Mission Trip para lá.

Os voluntários precisam ser fluentes em inglês.

Todas as informações estão detalhadas no edital e os interessados podem se inscrever através deste link.  

Por: Nathália Queiroz
Fonte: ACI Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress