José Marques e Alexandre Peres vão a Roma, depois de terem suas vidas transformadas pela graça de Deus, através do Shalom Amigo dos Pobres.
9 novembro 2025
A IX Jornada Mundial dos Pobres começou! De 9 a 16 de novembro, a Igreja Católica no mundo inteiro volta o olhar para as pessoas em situação de pobreza, visando oração, convivência e gestos concretos de amor junto aos mais vulneráveis. A Jornada deste ano traz como tema “Tu és a minha esperança” (cf. Sl 71,5). A Comunidade Católica Shalom marca presença no evento, com a presença de José Marques, de 53 anos, e Alexandre Peres, de 49 anos: duas histórias alcançadas e transformadas por Deus através das ações de promoção humana da Casa São Francisco, que faz parte do Shalom Amigo dos Pobres.
Durante esta semana, poderemos acompanhar a trajetória de José e Alexandre pela Europa, que conhecerão junto a outros missionários e participarão da programação da Jornada Mundial dos Pobres. Eles se mostram alegres e ansiosos por viver essa experiência nova: desde passar pela Porta Santa até ver e ouvir o Papa Leão na celebração da Santa Missa na Praça São Pedro.

José e Alexandre foram assistidos pela Casa São Francisco, uma casa de acolhimento para homens com histórico de dependência química. Após um tempo em tratamento, eles não somente estão livres do que os aprisionava e feria, mas seguem sua vida com dignidade: um novo lar, trabalho e o desejo de amar a Deus, vivendo uma vida nova.
No documento oficial emitido pelo Vaticano para esta ocasião, o Papa Leão XIV explica que “a pior pobreza é não conhecer Deus”, ele convida os fiéis a “oferecer aos pobres não apenas ajuda material, mas também amizade, escuta e caminho de fé”. Leia na íntegra a mensagem do sumo pontífice à Igreja presente no mundo inteiro, e que precisa voltar o olhar para a fé que salva e liberta.

LEIA | Mensagem do Papa Leão para a IX Jornada Mundial dos Pobres
Um legado de Francisco
A Jornada Mundial dos Pobres é uma iniciativa do Papa Francisco, implementada em 2016, ao término do Ano Santo da Misericórdia. Desde então, é celebrada anualmente no 33º Domingo do Tempo Comum como um apelo à solidariedade e à escuta dos mais necessitados. O Papa quis que esse dia fosse um sinal concreto da presença da Igreja junto aos pobres. A cada edição, o evento recebe um tema inspirado nos Salmos ou em passagens bíblicas que falam de esperança e justiça.
Patrocínio: Prefeitura Municipal de Salvador – Bahia


